domingo, 25 de julho de 2010

Programa um computador por aluno

Lançamento do Programa conta com a presença do presidente da República



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará nesta sexta-feira (23) em Caetés, no Agreste, para lançar o Programa Um Computador por Aluno (Prouca). A ação foi apresentada aos jornalistas pernambucanos, na quinta-feira (22), em coletiva realizada no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns.
O Prouca, criado em 2008, foi apresentado por José Gilherme Ribeiro, coordenador do Programa no Governo Federal. Depois de uma fase experimental em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Piraí (RJ) e Palmas (TO), ele chega a Caetés (PE), Belém de Maria (PE), Belém de São Francisco (PE), Canhotinho (PE), Paudalho (PE), Pedra (PE), Surubim (PE), Coqueiros (SE), Santa Cecília do Pavão (PR), Tiradentes (MG), São João da Ponta (PA) e Terenos (MS).
Em Pernambuco, serão beneficiadas 15 escolas, das quais, sete são estaduais, sete municipais e uma federal. Nelas, estudam 7. 791 alunos, dos quais, 3. 361 são da rede estadual, 4 mil da municipal e 424 da federal. Será de responsabilidade das instâncias estaduais e municipais providenciar a rede elétrica e a segurança, além da formação dos professores que, em Pernambuco, será realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Já o Governo Federal, faz a doação dos notebooks para as escolas. O número de equipamentos é o equivalente ao número de alunos matriculados na unidade de ensino. Na Escola Estadual Luiz Pereira Júnior, em Caetés, por exemplo, foram doados 1.203 equipamentos para atender os 1.147 estudantes. “O restante do número é uma reserva técnica para a escola. Os notebooks possuem garantia, mas caso apresentem defeito serão substituídos, temporariamente, pela reserva”, explicou José Guilherme, do MEC. Ainda segundo ele, o equipamento possui uma espécie de chip que monitora o tempo e o uso do mesmo.
A gerente de Políticas Educacionais para o Ensino Fundamental da Secretaria de Educação (SE), Zélia Porto, explicou que os notebooks são doados para uso do estudante na escola. “Caso o computador fique fora da unidade de ensino por muito tempo, ele para de funcionar. O mesmo acontece se for detectada a falta de algum computador na escola”, explicou.
Para essa nova fase do projeto, o Governo Federal disponibilizou 150 mil computadores para 300 unidades de ensino. A distribuição começou em maio e já foram entregues 77.051 notebooks. O restante chegará às escolas até o fim deste ano. Os equipamentos possuem quatro gigabytes de armazenamento, 512 megabytes de memória, tela cristal líquido de sete polegadas. O custo de cada equipamento foi de R$ 550,00. O investimento total foi de R$ 82 milhões.

Pela Secretaria de Educação de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.