segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lixo Eletrônico

Com 0,5 kg por pessoa, Brasil lidera descarte de PCs entre países emergentes

A cada ano, um único brasileiro descarta em média 0,5 kg de lixo eletrônico referente a computadores pessoais, segundo um estudo de 2009 divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Isso coloca o país como líder na lista de descarte de PCs -- nem sempre feito de forma correta -- entre nações emergentes. Confira abaixo a tabela completa, divulgada pela ONU.
Ainda de acordo com o relatório, que considera 11 países emergentes “representativos”, o Brasil também é um grande produtor de lixo eletrônico no descarte de aparelhos de TV (0,7 kg por pessoa ao ano, contra 0,9 kg do “líder” México) e de geladeira (0,4 kg per capta ao ano).

Lixo eletrônico já soma 40 milhões de toneladas por ano, diz ONU
Reciclagem de lixo eletrônico na USP aproveita até último parafuso de PCs antigos
Empresários criam serviço de coleta personalizada de lixo eletrônico
Computadores descartados pela Europa envenenam crianças na África
EUA exportam 80% dos seus resíduos eletrônicos
A ONU agrupa o Brasil junto com África do Sul, Marrocos, Colômbia e México: países que contam com um setor de reciclagem formal, mas que também apresentam uma informalidade de pequena ou média escala nessa área.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, o problema do lixo eletrônico já soma 40 milhões de toneladas por ano; a fabricação de telefones celulares e computadores pessoais consomem 3% de todo o ouro e prata extraídos em todo o mundo anualmente; os eletrônicos modernos contam com 60 elementos diferentes (valiosos, nocivos ou ambos); nos Estados Unidos, mais de 150 milhões de celulares e pagers foram vendidos em 2008, contra 90 milhões cinco anos antes; em todo o mundo, mais de 1 bilhão de telefones móveis foram comercializados em 2007 em comparação a 896 milhões em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.