sábado, 8 de dezembro de 2012

20 milhões de brasileiros poderão ter acesso a banda larga mais barata

Telebras ativou mais 4,6 mil quilômetros de fibras ópticas e oferta deve contemplar nove estados.

Por Wikerson Landim em 8 de Dezembro de 2012
20 milhões de brasileiros poderão ter acesso a banda larga mais barata (Fonte da imagem: iStock)
Cerca de 20 milhões de moradores de nove estados brasileiros poderão ter acesso a internet banda larga mais barata a partir do próximo ano. A Telebras informou nesta semana que ativou mais 4,6 mil quilômetros de fibras ópticas, extensão que deve ser suficiente para contemplar 51 cidades.
De acordo com um comunicado publicado no site do Ministério das Comunicações, o primeiro trecho ligará Brasília (DF), Palmas (TO), Imperatriz (MA), Sobral e Fortaleza (CE). O segundo trecho parte da capital cearense e se estende pelo litoral nordestino, passando Mossoró e Natal (RN); João Pessoa e Campina Grande (PB); Recife (PE); Aracajú (SE); e Salvador (BA).
A velocidade oferecida será de 2 Mbps pelo preço de R$ 35, já incluso o ICMS, conforme determinação da presidente Dilma Rousseff. O início das operações depende agora exclusivamente das operadoras regionais e, apesar de existirem mais de cem contratos já assinados, ainda não há uma data definida para que o serviço comece a ser ofertado. 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Navegador traz ferramentas diversas para desenvolvedores e possui um suporte amplo ao HTML5.

Como navegador mais conhecido e usado no mundo, o Internet Explorer chega à décima versão com novidades interessantes. Apesar de ainda não ser possível utilizá-lo para visitar seus sites favoritos, este lançamento serve para mostrar ao público de desenvolvedores o funcionamento do novo browser.
Entretanto, o principal destaque do Internet Explorer 10 não é uma mudança no código do navegador; pelo contrário, é uma mudança em seu roadmap – isto é, uma reorganização nas metas do projeto. Dessa forma, versões Beta devem ser lançadas com uma frequência muito maior, diminuindo o tempo para o lançamento de sua versão final (diferente do IE9, que demorou um ano para isso).
A mais nova prévia do Internet Explorer 10  conta com suporte para tecnologias HTML5 adicionais, incluindo aprimoramento de vídeos. O navegador oferece também suporte para novas tecnologias CSS3 e DOM.
O Internet Explorer está cada vez mais compatível com o HTML5. Tomando como referência o site HTML5 Test, pode-se constatar a evolução do navegador da Microsoft. O IE 9 tem 141 pontos, enquanto o IE 10 Platform Preview 4 registrou 300. O browser ainda não se encontra no mesmo nível do Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari ou Opera, mas a evolução é perceptível.
FishBowl

Aceleração gráfica melhorada

Assim como nos Platform Preview do IE9, a página inicial desta versão consiste em uma listagem de testes para o desenvolvedor comprovar as melhorias conquistadas pelo navegador. No total, há nove testes novos, separados por categorias (velocidade e demonstração de HTML5 e de gráficos).
Diferentemente dos testes de velocidade, os demais servem para exibir como funções específicas, de HTML5, CSS3 e outros padrões, estão funcionando no navegador – por exemplo, são exibidos formulários com opções de configuração e páginas reestruturáveis.
Além disso, o famoso teste FishTank mudou de nome e virou Fishbowl, porém sua função continua a mesma: exibir um aquário cheio de peixes. A diferença, no entanto, está na possibilidade de alterar os elementos de exibição na tela (como água, vidro, reflexo de luz e sombra no aquário) para alterar e testar a taxa de quadros por segundo (FPS).

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DataTraveler Workspace: o pendrive da Kingston para o Windows 8

Produto não é feito para armazenar arquivos, ou seja, a utilização é exclusiva para o sistema da Microsoft.

Por Rafael Gazzarrini em 24 de Outubro de 2012
DataTraveler Workspace: o pendrive da Kingston para o Windows 8 (Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)
Se você está acompanhando as novidades relacionadas ao Windows 8, deve saber que um dos seus recursos é o de permitir o uso através de dispositivo portáteis. Em outras palavras: você conecta um pendrive ao computador e pode acessar os recursos do novo sistema operacional sem instalá-lo.
O nome dessa ferramenta é Windows To Go, e a Kingston desenvolveu um produto exclusivamente para ela, sendo que o nome completo da novidade é Kingston DataTraveler Workspace USB Flash Drive. O dispositivo conta com conexão de USB 3.0 e desempenho parecido com a de aparelhos SSD.
O objetivo é o de habilitar o trabalho da mesma pessoa em vários computadores diferentes e em um ambiente seguro. Para isso, o DataTraveler Workspace suporta criptografia de dados e tem recursos para impedir a contaminação por malwares — além disso, não é possível armazenar outros arquivos nele.
Você pode usar o dispositivo em computadores que rodem Windows 7 ou 8 sem problemas. Também é possível conectá-lo em portas de USB 2.0, desde que você esteja ciente da perda de rendimento. O DataTraveler Workspace vai chegar às lojas em três versões diferentes: de 32 GB,  64 GB e 128 GB de armazenamento.
Fonte: SlashGear

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

2,3 bilhões de pessoas estão conectadas à internet

China responde por 23% dos usuários e números devem crescer 40% até 2015.

Por Wikerson Landim em 12 de Outubro de 2012
2,3 bilhões de pessoas estão conectadas à internet 
(Fonte da imagem: iStock)

Um relatório divulgado nesta semana pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) revelou que mais de um terço da população mundial está conectada à internet. Segundo os dados obtidos, somente a China corresponde a 23% dos internautas.
A participação dos países em desenvolvimento também cresceu nos últimos anos, subindo 44% para 62% do montante total. O número de pessoas com acesso à internet de alta velocidade por meio de dispositivos móveis já corresponde ao dobro daqueles que navegam em conexões com fio.
Os números não devem parar de crescer. O estudo prevê ainda que até 2015 cerca de 40% dos lares nos países em desenvolvimento terão acesso à internet e os tablets e smartphones serão os grandes responsáveis pela inclusão digital de um maior número de pessoas.
Fonte: TechGuru

sábado, 29 de setembro de 2012

Câmera que captura fotos sozinha será lançada em novembro

O aparelho tem autonomia para decidir quando fazer o clique e pode registrar eventos especiais 

 
A Autographer. Fonte: Divulgação/autographer.com

(Reuters) - Uma câmera revolucionária que decide sozinha quando tirar uma foto começará a ser vendida na Inglaterra em novembro, na primeira aplicação de consumo de uma tecnologia desenvolvida pela britânica OMG.
O aparelho, chamado Autographer, usa cinco sensores e software desenvolvido pela Microsoft para escolher o melhor momento para capturar uma imagem, sem precisar de qualquer intervenção do usuário.
As imagens de alta resolução, que podem chegar a 2 mil num dia, podem então ser combinadas para criar um registro visual de um evento como uma festa, festival de música ou um dia comum na vida do usuário.
A Autographer, que pode ser usada pendurada no pescoço, presa à roupa ou colocada em algum ponto privilegiado, é o primeiro aparelho de consumo da OMG, cuja tecnologia de "stop-motion" é usada em campos desde videogames a supervisão de estradas.
A companhia originalmente desenvolveu uma versão do Autographer como uma ajuda de memória para as pessoas com demência, mas afirmou que decidiu lançar o produto para um mercado mais amplo depois de descobrir que usuários e suas famílias também estavam usando o aparelho para registrar eventos especiais.
O presidente-executivo da OMG, Nick Bolton, disse que a câmera ocupa um segmento entre a fotografia e o vídeo.
"Pode capturar imagens realmente significativas, mas também serve para rever a sequência do dia", disse Bolton. "Ela conta uma história sobre o dia que você acabou de viver."
A câmera será vendida diretamente ao público por 399 libras (650 dólares), disse Bolton. Ele acrescentou que potenciais lançamentos nos Estados Unidos e Japão podem ocorrer.

Por Lediane Filus em 24/09/2012 14:32, em Tecnologia 
http://todaela.uol.com.br

domingo, 16 de setembro de 2012

Google termina suporte ao Internet Explorer 8 e complica Windows XP

Donos de sistema operacional antigo terão que trocar de navegador.

Por Nilton Kleina em 14 de Setembro de 2012
Google termina suporte ao Internet Explorer 8 e complica Windows XP(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Cada vez que uma nova versão de um navegador é lançada, a Google passa a apoiá-la, deixando de desenvolver para o antepenúltimo modelo. No caso do navegador da Microsoft, a partir de agora o Internet Explorer 10 passa a ser o alvo da empresa, enquanto não haverá mais qualquer tipo de desenvolvimento para o Internet Explorer 8.
É aí que se forma uma situação interessante para quem ainda usa o Windows XP: como o sistema operacional não permite que você atualize o seu navegador da Microsoft para além da oitava versão, ou você fica sem os Google Apps (incluindo os pacotes das edições Educational,Business e Government), ou troca para outro programa – e claro que eles recomendam oChrome.
A decisão será colocada em prática a partir de 26 de outubro, quando o Internet Explorer 10 estiver disponível para download. Até aí, se esse for o seu caso, corra para trocar de navegador ou atualizar o sistema operacional.
Fonte: Google Blog


sábado, 1 de setembro de 2012

IFA 2012: Samsung mostra protótipo de notebook com duas telas

Gadget funciona como notebook e tablet ao mesmo tempo, mas ainda é um conceito.

Por Bruna Rasmussen em 1 de Setembro de 2012
IFA 2012: Samsung mostra protótipo de notebook com duas telas(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
A nova moda é o híbrido. Todos querem um laptop que vire tablet ou um smartphone que funcione integrado ao PC. A Sony já se adiantou ao anunciar o 11 Duo, modelo “slider” de computador portátil que vira um tablet. A Samsung, por sua vez, não perdeu tempo: apesar de não estar com o projeto finalizado, trouxe à IFA 2012 um notebook com duas telas, protótipo de seu modelo híbrido.
O gadget é realmente pesado para um notebook do seu tamanho, o que confirma a suspeita de que ter uma tela extra não é nada fácil e exige muito mais planejamento do que podemos imaginar. Por se tratar de um conceito, nenhuma especificação técnica do produto foi divulgada. No entanto, acredita-se que por trazer dois displays, a bateria do híbrido não dure muito – de uma a duas horas, no máximo.
IFA 2012: Samsung mostra protótipo de notebook com duas telas(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
O notebook-tablet, que roda Windows 8, tem touch é satisfatório, mas a experiência poderia ser muito melhor - Samsung, vocês fizeram o S3 e o Galaxy Note; vocês conseguem! Além disso, o protótipo traz uma webcam normal na parte superior interna da tela e outra na parte de fora, em cima da tela. 
Se a Samsung quer competir no recente ramo dos híbridos, é melhor correr e tratar de desenvolver um produto que seja mais fino, mais leve e que tenha uma bateria boa o suficiente para alimentar as telas por, pelo menos, três horas. E aí, será que vamos ver esse projeto melhorado e finalizado em breve?