Estão abertas as inscrições para o OJE - Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação.
Estudantes fiquem atentos.
terça-feira, 22 de junho de 2010
terça-feira, 8 de junho de 2010
Twitter registra 2 bilhões de posts por mês
Ao que tudo indica, a popularidade do Twitter segue em alta. Criada em 2006, a rede social demorou dois anos para alcançar o primeiro bilhão de tweets. Este número, no entanto, agora está sendo atingido a cada duas semanas.
O alto número de registros levou o site a ultrapassar a marca de 15 bilhões de mensagens em maio. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 08/06, durante a SM Summit, conferência sobre marketing digital realizada em Nova York, EUA.
O executivo do Twitter ainda afirma que diariamente são recebidos 135 mil novos cadastros. No entanto, não há como saber quantas dessas contas serão mantidas ativas e quantas serão apenas usadas para envio de spams.
Fonte: uol.com.br
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Navegadores
A eterna guerra dos navegadores - como anda a disputa?
O Internet Explorer ganhou uma fatia mais farta na web norte-americana no mês passado; seus concorrentes diretos Chrome e Firefox perderam terreno.” Essa foi a declaração da Microsoft, embasada em dados fornecidos pela empresa de mensuração no cyberespaço, a Net Applications.
De acordo com os dados colhidos (não acessíveis ao público em geral) pela Net Applications, somadas todas versões disponíveis do IE, houve um crescimento de 0.76% na participação do browser na web norte-americana, o que resulta em um share de 63,27% do total registrado em maio. Na contramão, os navegadores Firefox (Mozilla) e Chrome (Google) embolsaram quedas de 0,24 e 0,45 pontos, cada, respectivamente. Em participação geral, o Firefox ficou com 20,38% e o Chrome com 4,35% de utilização no mesmo período (IPs norte-americanos).
Esse ganho na web norte-americana, porém, não salva os números finais no plano global, em que o IE registrou queda de 0,26 pontos percentuais e aterrissou no patamar mais baixo já registrado: 59,7%. O navegador Chrome e o browser escandinavo Opera, aceleraram na corrida às custas dos donos do pedaço IE e do Firefox.
O Firefox, por sua vez, sentiu novamente o efeito da gravidade e caiu mais 0,24%. Em números globais, a participação do browser Mozilla registrou 24,35% e coroou o mês de maio com a quarta queda nos últimos seis meses. Somente março e abril foram positivos para o sucessor do Netscape e colocaram um pouco de vento nas velas do navegador, frouxas desde novembro de 2009. No final das contas, o Firefox encontra-se hoje com a mesma fatia do bolo registrada em janeiro de 2010.
A versão 8 do IE ainda é a preferida dos internautas”, defende Gavin. Segundo o executivo, O IE8 cresceu 2,5 vezes mais rápido que seus competidores. Para chegar a essa conclusão, Gavin comparou o crescimento de 0,81% do software da Microsoft aos 0,32 pontos de expansão no uso do Chrome.
Quem vai conseguir dominar o mundo da internet.
O Internet Explorer ganhou uma fatia mais farta na web norte-americana no mês passado; seus concorrentes diretos Chrome e Firefox perderam terreno.” Essa foi a declaração da Microsoft, embasada em dados fornecidos pela empresa de mensuração no cyberespaço, a Net Applications.
De acordo com os dados colhidos (não acessíveis ao público em geral) pela Net Applications, somadas todas versões disponíveis do IE, houve um crescimento de 0.76% na participação do browser na web norte-americana, o que resulta em um share de 63,27% do total registrado em maio. Na contramão, os navegadores Firefox (Mozilla) e Chrome (Google) embolsaram quedas de 0,24 e 0,45 pontos, cada, respectivamente. Em participação geral, o Firefox ficou com 20,38% e o Chrome com 4,35% de utilização no mesmo período (IPs norte-americanos).
Esse ganho na web norte-americana, porém, não salva os números finais no plano global, em que o IE registrou queda de 0,26 pontos percentuais e aterrissou no patamar mais baixo já registrado: 59,7%. O navegador Chrome e o browser escandinavo Opera, aceleraram na corrida às custas dos donos do pedaço IE e do Firefox.
O Firefox, por sua vez, sentiu novamente o efeito da gravidade e caiu mais 0,24%. Em números globais, a participação do browser Mozilla registrou 24,35% e coroou o mês de maio com a quarta queda nos últimos seis meses. Somente março e abril foram positivos para o sucessor do Netscape e colocaram um pouco de vento nas velas do navegador, frouxas desde novembro de 2009. No final das contas, o Firefox encontra-se hoje com a mesma fatia do bolo registrada em janeiro de 2010.
A versão 8 do IE ainda é a preferida dos internautas”, defende Gavin. Segundo o executivo, O IE8 cresceu 2,5 vezes mais rápido que seus competidores. Para chegar a essa conclusão, Gavin comparou o crescimento de 0,81% do software da Microsoft aos 0,32 pontos de expansão no uso do Chrome.
Quem vai conseguir dominar o mundo da internet.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Vírus ataca através de link no Twitter
Atenção, twitteiros de plantão! Um link perigoso anda circulando pelo microblog e vale a pena ficar atento ao conteúdo que você anda recebendo.
Você recebeu nos últimos dias um tweet com a frase "haha this is the funniest video ive ever seen" acompanhado de um link? Pois saiba que se trata de um malware que rouba informações confidenciais do usuário.
O malware foi identificado pela F-Secure e, segundo a empresa, acompanha hashtags bem atuais, como "Projeto Ficha Limpa".
O link é hospedado no encurtador de links Bit.ly e o usuário é direcionado ao site pc-tv.tv para que o vírus invada o computador. Assim que o site tenta abrir portas para o vírus, um aviso do Java perguntando se o usuário aceita o software. Caso aceite, o computador identificará um erro no aplicativo. Porém, o computador já foi infectado.
A F-Secure reportou a URL infectada ao Bit.ly e é provável que ela seja desativada em breve.
Atenção, twitteiros de plantão! Um link perigoso anda circulando pelo microblog e vale a pena ficar atento ao conteúdo que você anda recebendo.
Você recebeu nos últimos dias um tweet com a frase "haha this is the funniest video ive ever seen" acompanhado de um link? Pois saiba que se trata de um malware que rouba informações confidenciais do usuário.
O malware foi identificado pela F-Secure e, segundo a empresa, acompanha hashtags bem atuais, como "Projeto Ficha Limpa".
O link é hospedado no encurtador de links Bit.ly e o usuário é direcionado ao site pc-tv.tv para que o vírus invada o computador. Assim que o site tenta abrir portas para o vírus, um aviso do Java perguntando se o usuário aceita o software. Caso aceite, o computador identificará um erro no aplicativo. Porém, o computador já foi infectado.
A F-Secure reportou a URL infectada ao Bit.ly e é provável que ela seja desativada em breve.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Internet
Quem é o dono da Internet?
Quem nasceu no final da década de 80 não sabe o que é viver sem e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais e Web. Em seus primeiros passos no mundo da informática, a primeira geração brasileira pós-ditadura já estava conectada ao mundo inteiro pela Internet e tinha acesso a mais informação que seus pais, avós e professores jamais tiveram. Sistema criado em 1969 para conectar quatro computadores militares com sistemas operacionais diferentes, a Internet foi liberada comercialmente no final da década de 80 (no Brasil ela chegou em 1995) é hoje um conjunto de dezenas de milhões de computadores interligados por meio de linhas telefônicas, cabos de TV, fibra ótica e satélites.
Cada um desses computadores ligados à Internet faz parte de uma rede. Ao conectar-se via modem (pode ser modem a cabo, modem para conexão discada ou modem ADSL) ao seu provedor de serviços de internet, por exemplo, você passa a fazer parte da rede deles, que, por sua vez, conecta-se a uma rede maior e torna-se parte dela. A Internet é simplesmente uma rede de redes grandes, médias e pequenas.
Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet. Isso não significa que alguém está sentado diante de um computador central olhando tudo o que acontece na Internet e decidindo que tipo de informação circula na rede. Na verdade, essa entidade cria um sistema de regras e vocabulários padrão que permitem que as diferentes redes conversem entre si.
Sem essas regras, chamadas de protocolos, essas redes de computadores falariam idiomas diferentes e não se entenderiam. Outras empresas foram criadas para supervisionar a infraestrutura da Internet. A organização internacional IETF (Internet Engineering Task Force), por exemplo, é composta de vários grupos de trabalho que se concentram, cada um, em um assunto específico para manter a arquitetura e a estabilidade da rede. E a empresa Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) é quem administra o sistema de nomes de domínios da Internet conhecidos como DNS. Cada computador conectado à Internet faz parte de um domínio e tem um endereço exclusivo na rede (IP address).
A Icann é quem associa esse número específico ao nome de domínio. Quando você navega na Web ou manda um a mensagem de e-mail, está utilizando um nome de domínio – aquela parte da url que vem depois do www ou depois do sinal @ num endereço de e-mail, como www.uol.com.br ou @gmail.com. Para que sua mensagem chegue ao destinatário ou para que a página do site que você busca seja carregada no seu navegador, esse nome de domínio precisa estar associado a um número, caso contrário, sua mensagem não chegará nunca ao destino. É exatamente isso que a Icann faz.
Nomes como “howstuffworks.com”, são facilmente lembrados pelas pessoas, mas não ajudam em nada as máquinas. Todas elas usam endereços de IP para se referirem umas às outras. A máquina a que as pessoas se referem como "www.hsw.com.br", por exemplo, possui o endereço de IP 216.183.103.150. Toda vez que se usa um nome de domínio, os servidores de domínios da internet (DNS) estarão traduzindo os nomes de domínio legíveis em endereços de IP reconhecidos pelas máquinas.
Nenhum governo ou empresa pode se considerar dono da Internet. Ninguém pode ser considerado dono do sistema inteiro, da mesma maneira que acontece com o sistema de telefonia. Por outro lado, milhares de pessoas e empresas são donas da Internet. A Internet consiste de várias partes diferentes e cada uma delas tem um dono, por exemplo:
• Provedores de Serviços de Internet – donos da rede física que transporta o tráfego da Internet entre sistemas de computadores diferentes (backbone da Internet). Podem ser operadoras de telefonia como a Embratel e a Telemar, entidades como a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e empresas de telecomunicações, como a Comsat Brasil ou a Impsat.
• Pontos de Troca de Tráfego (IXPs) – várias empresas e organizações sem fins lucrativos administram essas conexões físicas que interligam os backbones.
• Redes de computadores – se fizerem parte da Internet, têm donos. Os provedores de serviços têm sua própria rede, muitas empresas têm sua rede local, os governos têm sua rede. Cada uma dessas redes é uma parte da Internet e, ao mesmo tempo, uma entidade separada. Dependendo das leis locais, os donos dessas redes podem controlar o nível de acesso dos usuários à Internet, como na China. Até mesmo você que está lendo este artigo é dono da Internet. Você tem um aparelho para se conectar, não é mesmo? Pois esse aparelho faz parte de um sistema interligado, tornando-o proprietário de uma pequenina parte da Internet.
Como você pode ver, a Internet não tem um dono principal, mas os donos de cada uma das partes da rede podem influenciar no modo como ela funciona. Embora sua estrutura seja cuidadosamente desenvolvida e mantida, o conteúdo real da Internet continua a ser um espaço virtual que todos conhecemos e com o qual nos acostumamos.
Publicado no Educarede.com.br
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Dia da Internet
Dia da Internet: meia década a serviço da inclusão digital
Criado em 2005, na Espanha, o dia 17 de maio se transformou na data para proporcionar a expansão de usuários da rede. Em 2010, mais de 20 países realizam ações locais de inclusão digital, e o EducaRede também participa, lançando a 2ª edição da pesquisa Gerações Interativas e promovendo um chat sobre Recursos Educacionais Abertos
O que é o Dia da Internet?
É um projeto em rede que surge da sociedade, pela sociedade e para a sociedade, e está aberto à participação voluntária e gratuita de todos os países do mundo. Um dos aspectos principais do evento é a liberdade para cada uma das nações comemorarem o seu Dia da Internet e pensarem em ações locais que possam incluir a parcela da população que ainda não tem acesso à cultura digital.
Dia da Internet 2010 no Brasil e no mundo
Segundo o site oficial do Dia da Internet, estão programados mais de quatrocentos eventos em 23 diferentes países para o 17 de maio deste ano. Cada Nação organiza o evento ao seu modo. Serão realizadas ações solidárias, concursos, conferências e cursos de formação mundo afora. No Brasil, a responsável pelas ações do Dia da Internet é a Internauta Brasil, organização não-governamental que atua com a inclusão digital.
O projeto idealizado pela organização é o "Quem tem medo de computador?", em que pais e avós de alunos de telecentros da prefeitura de São Paulo que ainda não foram incluídos na cultura digital serão apresentados ao computador por meio de noções básicas de manuseio de programas e de navegação em rede.
O público aprenderá a fazer trabalhos e difundi-los pela web com a abertura de contas de e-mails. Depois da realização do curso, haverá uma mesa redonda na qual serão discutidos temas como a realização do Dia da Internet, a importância da Internet na vida das pessoas e os benefícios que uma sociedade conectada conquista a partir da possibilidade de comunicação em rede entre as pessoas
Acesse o site educarede.gov.br para mais informações.
Assinar:
Postagens (Atom)



.jpg)
