quinta-feira, 25 de junho de 2009

Orkut

Mito ou verdade: dá para pegar vírus ao entrar no Orkut?
Por Oliver Hautschsexta-feira, 19 de junho de 2009

google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);

Sim e não são as respostas para o mito que você vai desvendar se continuar lendo até o final.
No tempo em que só convidados entravam no Orkut, era sinal de status ter uma conta no serviço que era chamado de “rede social de amigos confiáveis”. Naquela época, não se falava em vírus que atacam redes sociais e roubam informações de contas de usuários. Hoje, a palavra confiável sumiu das redes sociais, assim como sumiu do slogan do Orkut, que mudou sua frase de chamada para “Quem você conhece?”. Ou seja, tem mais status quem conhece mais gente. Aí começam os problemas.
A resposta curta para o mito do vírus no Orkut é NÃO. Não é possível que um vírus entre em sua máquina só porque você se registrou ou se logou na rede social. É necessária a interferência de outros fatores para que o seu computador seja danificado, suas informações roubadas ou outras pragas que nos ameaçam diariamente. Ou seja, vírus no PC só por entrar no Orkut? MITO!

Explicação
O Orkut é completamente seguro, com sistemas que tentam prevenir a infecção do PC por software malicioso. Porém, assim como existem programas maliciosos espalhados pela web, também existem pessoas maliciosas espalhadas nas redes sociais, com o único intuito de danificar seu computador, roubar informações e usá-las para fins próprios e ilícitos. Portanto, seu cuidado deve ser dobrado quando você divulga informações pessoais na internet. Veja abaixo algumas dicas para não ter sua conta roubada, vírus infectando o PC e outros problemas.

1. SEMPRE tenha software antivírus no computador.

2. NUNCA clique em links colados no Orkut. Se o link foi enviado por um amigo, pergunte a ele se realmente foi ele quem enviou, para confirmar sua procedência. Seus amigos também estão sujeitos a infecções, então previna-se.

3. EVITE utilizar computadores públicos para entrar no Orkut. Pessoas com más intenções também utilizam lan houses e cybercafés para infectar computadores. Eles executam o programa malicioso no computador público e quando você digita login e senha no Orkut, PIMBA, o programa grava seus dados e os envia para o salafrário que o programou, ou simplesmente transforma sua conta em uma fonte de spam, que manda recados, e-mails e mensagens para todos os amigos da sua lista.

4. EVITE utilizar serviços que solicitem sua senha e login do Orkut. Muitos deles se aproveitam da confiança depositada pelos usuários, para incluir seus e-mails em listas de spam e outras atividades causadoras de dores de cabeça. Quer deixar seu perfil mais legal? Procure as “apps” disponíveis dentro do próprio sistema da rede social. Com certeza haverá uma que satisfará sua vontade.
Já teve problemas com o Orkut? Já teve sua conta cancelada indevidamente? Já precisou fazer outro Orkut porque sua conta ficava enviando spam para seus amigos? Conte nos comentários a sua experiência e dê sua dica de como resolver os problemas que nos assolam todos os dias.

Cristian.

domingo, 21 de junho de 2009

Kit Básico

Dicas

O Baixaki recomenda os programas essencias que não podem faltar no seu computador.
Baixaki se preocupa em garantir para seus usuários o melhor conteúdo da internet e com esse intuito o nosso site se modifica constantemente, sempre pensando no melhor aproveitamento por parte daqueles que nos fizeram o maior site de downloads e tecnologia do Brasil
A nossa seção Artigos, Dicas e Tutoriais inaugurada em 2008 é um sucesso e através dela muitos leitores obtém informações e dicas diversas acerca dos programas que estão no Baixaki e também de novidades do mundo da tecnologia.
Pensando mais uma vez em facilitar a vida informática de todos aqueles que frequentam o Baixaki, divulgamos agora um Kit Básico, com dicas de diversos programas, nos gêneros que julgamos essenciais para que todos possam aproveitar de maneira intensa e segura suas experiências em frente a um computador.
Para que seu computador comece a funcionar e você possa acessar a internet, alguns itens são imprescindíveis. Conheça-os agora:

INDISPENSÁVEIS
Programas para que seu sistema operacional esteja atualizado e seu PC pronto para rodar corretamente aplicativos e arquivos multimídia na internet.

ATUALIZAÇÕES
Windows XP Service Pack 3 – Terceiro pacote de atualizações, essenciais para o Windows XP, que corrige falhas e aperfeiçoa o sistema.

Windows Vista Service Pack 1 – O tão esperado pacote de atualizações para o Windows Vista chegou e está recheado de aprimoramentos!

Microsoft .NET Framework 1.1 – Instale o .NET Framework 1.1 e arquivos associados (em português).

Microsoft .NET Framework 2.0 – Instale a nova versão do .NET Framework (2.0) e arquivos associados (em português).

Microsoft .NET Framework 3.5 – A nova versão do .NET Framework (3.0), que promete ser o novo modelo de programação para Windows.

PLUGINS

Adobe Flash Player – A Adobe cria o Flash, designers o conteúdo e você se delicia com a versão 10 do plugin mais usado da web.

Microsoft Silverlight – Já é possível utilizar a tecnologia que promete deixar o Flash obsoleto. Baixe o plugin para o seu navegador!

Java Runtime – Programa necessário para executar aplicativos Java e acessar sites de alguns bancos.

Adobe Macromedia Shockwave Player – A nova versão de um dos plugins mais utilizados na web para rodar programas e jogos online já está disponível.

Adobe Reader – A última versão do leitor de PDF exibe filmes integrados aos documentos e agora está disponível em português.

K-Lite Mega Codec Pack – Tudo o que você precisa para reproduzir arquivos de áudio e vídeo.

DRIVERS

Para não ter problemas com os drives de suas placas de som e de vídeo, alguns programas podem ter grande utilidade. Encontre-os aqui.
DriverMax - Faz backup de todos os seus drivers para você reinstalá-los quando necessitar.

nVidia ForceWare Drivers - O Baixaki organizou os drivers para as placas de vídeo GeForce de todos os sistemas. É só escolher e baixar.

Realtek Drivers (rede) - Conjunto de drivers para placas de rede Realtek das séries RTL 8139, 810x, 8169 e 8110.

nVidia nForce - Conjunto de drivers de áudio para placas-mãe que utilizam chipsets nVIDIA nForce 1, 2, 3 e 4.


ATI Catalyst Display Driver - A AMD liberou os novos drivers para as placas de vídeo ATI e o Baixaki reuniu todos para facilitar sua vida! (XP e Vista)


Realtek Drivers (áudio) - Conjunto de drivers atualizados para placas de som Realtek AC´97. (XP e Vista)


NAVEGADORES E GERENCIADORES

Sem navegadores não há internet e para melhorar a qualidade dos seus downloads, você poderá usar alguns gerenciadores.

NAVEGADORES

Mozilla Firefox 3.0 – A primeira atualização de segurança da 3ª geração chegou para botar fogo na concorrência.

Internet Explorer 8 - O navegador mais usado do mundo fica melhor a cada nova versão, e a 8 veio para arrebentar!

Opera 10 - Confira a versão Beta do Opera 10, que já apresenta total funcionalidade com a Internet e seus recursos.


GERENCIADORES

Flashget – Acelerador de downloads tão eficiente quanto o Download Accelerator e Go!Zilla.

Orbit Downloader - Aprovado pelo Baixaki! Baixe tudo o que desejar com esse pequeno software que acelera, e muito, os downloads.

Download Accelerator Plus - Downloads quase na velocidade da luz! Acelere até 400% seus downloads com este gerenciador gratuito.

Cristian.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Regulamento

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ALFREDO DE CARVALHO


REGULAMENTO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


I.Das Disposições Gerais

O laboratório de Informática da Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho está equipado com 18 computadores, todos ligados em rede e conectados ao servidor próprio, com impressora laser e jato de tinta e ligado à rede da SEED, visando dessa forma a busca do aprendizado docente e discente.

II.Objetivos

Oferecer aos professores a infra-estrutura e suporte necessário à pesquisa, preparo de aulas e execução de tarefas práticas;acesso ao Portal dia-a-dia da educação e à Internet para a equipe de direção, equipe pedagógica, funcionários, professores e em segunda instância para alunos.

III. Acesso Restrito à equipe de Direção, equipe Pedagógica, Professores e funcionários da Escola, e por extensão ao aluno com a presença do professor.

IV. Horário de Funcionamento:

O laboratório pode ser utilizado das 7:30 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas de segunda a sexta-feira. Obs.: Fica limitado o acesso ao laboratório nos dias de curso.

V. Dos Usuários:

São usuários do laboratório de informática, todos integrantes do corpo funcional, docente, direção e discente deste Estabelecimento; Deixando de fazer parte do corpo docente ou funcional ou após a conclusão do curso ou ter fechado o contrato, no caso de docente ou funcionário, o usuário fica descredenciado para acessar o laboratório.

VI. Das Reservas:

Nos horários reservados para utilização por parte dos professores, é proibida a presença de alunos e outras pessoas.

VII. Da Utilização:

O laboratório deve ser utilizado única e tão somente para preparo de atividades escolares relacionadas às disciplinas afins e para pesquisa de formação contínua; É dever do usuário zelar pelos equipamentos e instalação do laboratório;Fica terminantemente proibido a utilização de jogos eletrônicos no Laboratório. Em situações especiais, onde esse jogo for objeto de estudo, deve-se informar à equipe pedagógica com antecedência; Não será permitido a impressão, por parte dos usuários, de faixas, cartazes, cartões, exceto para alguns eventos definidos pelo Conselho Escolar, e ou de materiais fora da proposta pedagógica da escola; É permitido a impressão da avaliação de maior peso, segundo os critérios definidos pelo planejamento do professor; Fica terminantemente proibido beber, comer ou mesmo portar alimentos no laboratório de Informática.

VIII. Da Segurança

Cada usuário é responsável pela cópia de segurança de seus arquivos;disquetes, cds, pendrive, contendo arquivos, somente podem ser copiados para o disco rígido, pelo funcionário responsável pelo laboratório;Fica expressamente proibida a instalação de software em qualquer equipamento do Laboratório, sem autorização prévia.

IX. Da Disciplina:

É de inteira responsabilidade do professor, do funcionário responsável manter a disciplina e a ordem no Laboratório de Informática; Qualquer conduta indevida deverá ser comunicada à direção e equipe pedagógica, conforme as regras do Regimento Interno, devendo ressarcir possíveis prejuízos/danos causados.

X. Dos Descumprimentos:

Em caso de descumprimento de qualquer item destas normas, o infrator estará sujeito às penalidades dispostas a seguir:

1.Advertencia verbal; 2.Advertencia formal; 3.Suspensão do acesso ao laboratório por tempo determinado de acordo com a gravidade da penalidade, ou ainda, suspensão definitiva em caso de reincidência.

XI. Das Disposições Finais:

Considerando o senso de responsabilidade de cada usuário, sua participação nos processos de ensino-aprendizagem e formação continuada, promovendo um ambiente humano de respeito e colaboração com todo membro da comunidade escolar; a fim de atingir os objetivos propostos, o Conselho Escolar deferiu este regulamento para o pleno funcionamento do Laboratório de Informática da Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho- Triunfo- PE.

CHEFE DE NÚCLEO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Cristian Santos Lima

terça-feira, 16 de junho de 2009

b.br

Os novos domínios

Por Ana Paula Sedrez de Souza
segunda-feira, 15 de junho de 2009

Por que os domínios com a terminação "b.br" clamam ser mais seguros para os usuários?
Depois de tantos golpes diferentes e táticas aplicadas por pessoas mal intencionadas para redirecionar usuários para páginas clonadas, segurança na internet é um assunto que tem tirado o sono de muitos internautas nos últimos tempos. Especialmente para quem precisa fazer transações bancárias por meio da internet.

Pensando nestes problemas novas técnicas de defesa estão sendo adotadas para prevenir este tipo de ameaça virtual. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NICbr) anunciou recentemente a ativação de um domínio chamado “b.br” que será exclusivo para bancos.

Embora não seja obrigatório, agora os bancos vão poder adotar um endereço tipo “nomedobanco.b.br”. Essa mudança visa preservar usuários contra práticas maliciosas que envolvem envenenamento de DNS com objetivo de furto de dados (o famoso phising). Esse domínio adota o DNSSEC como sistema de identificação de endereço.

O que é DNSSEC

Como atualmente a certificação pelo nome utilizando o DNS é altamente insegura, pois há, como citado acima, a possibilidade de envenenamento do conteúdo das caches dos servidores de nomes do DNS. E justamente por existirem omissões de segurança no protocolo do DNS atual que acabam por permitir ataques que, muitas vezes nem são tão complexos aos servidores de nome, alguns domínios (como o já ativo “jus.br”, usado por instituições vinculadas ao poder Judiciário) estão adotando o DNSSEC.

O DNSSEC (do inglês Domain Name System Security Extensions) é um padrão internacional de validação de páginas da internet que é uma extensão da tecnologia DNS. Ele é embasado no mecanismo de criptografia que emprega assinaturas, utilizando um sistema de chaves assimétricas.

Basicamente, uma instituição com um domínio compatível com o DNSSEC possui duas chaves eletrônicas (uma pública e uma privada). Esta extensão fornece três serviços: distribuição de chaves, certificação da origem dos dados e certificação da transação e requisição.
O DNSSEC valida e reconhece a autenticidade da página antes que o internauta tenha acesso a ela. Ou seja, a conexão é identificada também por meio de uma assinatura digital, o que torna mais difícil sua quebra por pessoas com más intenções.

A ideia de toda esta mudança é que, por exemplo, você tenha a segurança de saber que um nome de página terminado por “b.br” certamente será de um banco e suas informações ali digitadas estarão seguras. Porém, para que esta medida realmente funcione, visto que ela não é obrigatória, seria necessário que todos os bancos aderissem a ela.

Cristian.

Mito ou verdade

Mito ou Verdade: remover o pen drive sem segurança estraga o dispositivo?Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca,quarta-feira, 10 de junho de 2009

Descubra se o modo como você remove seus dispositivos USB está correto ou se você somente teve sorte de eles ainda não terem queimado!
Nós do Baixaki, após recebermos diversos emails perguntando sobre a remoção segura de pen drives de um computador, viemos a público para divulgar a resposta para essa enorme dúvida.

É fato, a maioria dos usuários remove seus pen drives (ou dispositivos USB de forma geral) sem usar a opção “Remover hardware com segurança” e isso, como veremos adiante, pode vir a causar grandes prejuízos.

Prejuízos?

Sim, prejuízos. Isso porque seu pen drive por vir a queimar caso removido abruptamente. Tal evento se deve ao fato de que dispositivos USB utilizam-se de energia elétrica para que possam ser lidos pelo computador. Ou seja, quando você remove-o sem fazê-lo parar de funcionar antes (via “Remover hardware com segurança”), pode ser que uma corrente elétrica esteja passando nesse exato momento, fazendo com que seu pen drive - ou até mesmo a sua porta de entrada USB - seja queimado!
Alguns usuários afirmam em vários sites não haver problema algum em retirar um pen drive sem segurança, já outros, afirmam que somente não se pode fazê-lo somente nas portas USB dianteiras do computador. Há ainda outros usuários que afirmam que remover sem segurança das portas USB traseiras do computador não gera problemas.

Quem está certo?

Totalmente? Nenhum. Porém, quanto à segunda afirmação há um ponto de verdade, pois em alguns computadores as entradas USB dianteiras não possuem seus fios internos plugados corretamente, o que pode fazer com que tanto a entrada, quanto o dispositivo, venham a queimar-se, mesmo se retirados com segurança.

Removendo com segurança

Existem três artigos, aqui no Baixaki, explicando como realizar tal operação, um deles chama-se "Desconecte de forma correta os seus dispositivos USB", o outro "Remova qualquer drive através do menu de contexto" e o último "Remova seu pen-drive com um clique na área de trabalho", leia todos eles e escolha a forma que mais lhe agradar, pois convenhamos, se não fosse necessário remover um dispositivo com segurança, por que tal opção sequer existiria?

Cristian.

Movier Maker

Windows Movie Maker: dividindo e cortando cenasPor Eduardo Karasinski
segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cortar cenas no Windows Movie Maker é mais fácil do que você imagina
Alguns vídeos que criamos ou até baixamos do YouTube às vezes trazem partes que não queremos. E, para conseguir cortar um trecho do vídeo, é necessário realizar uma pequena edição nele. Bem, para muitas pessoas, edição de vídeos pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas não é tão complicado como parece.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o Windows Movie Maker (sim, o editor de vídeos que vem com o Windows XP e Vista) consegue fazer muitas coisas úteis, como cortes, realizar ajustes e inclusive eliminar trechos de vídeos. São passos extremamente simples e básicos, que não requerem o uso de nenhum programa de edição de vídeo complicado. Aqui nós vamos apresentar três formas diferentes de se cortar o trecho de um vídeo.



● ● ● ● ●

Para começar, basta arrastar o arquivo de seu vídeo para dentro do Windows Movie Maker.
Certifique-se de alterar o modo de edição de vídeo clicando em Storyboard e selecionando a opção Linha do Tempo.

Modo de corte nº1

(Esse é o modo mais comum de ser utilizado para realizar cortes no Windows Movie Maker.)

Agora que a visualização está como Linha do Tempo, arraste o seu vídeo para ela.

Para realizar o corte, basta reproduzir o vídeo da linha do tempo e clicar em Dividir. Assim, o vídeo será dividido em duas partes.
Digamos que você quer eliminar a parte que está antes da divisão. Basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção Remover.
Se você quer eliminar uma parte para frente, basta repetir o mesmo processo. Reproduza até a parte desejada e clique em Dividir.
Depois, clique com o botão direito e selecione Remover.

Modo de corte nº2

Uma outra forma muito simples de realizar cortes é simplesmente arrastando a borda do vídeo para o lado. Por exemplo, se você quer cortar um pedaço do final, basta ir até o fim da linha do tempo e arrastar a borda para a esquerda:

Modo de corte nº3

Aqui você não precisará arrastar o vídeo para dentro da Linha do Tempo, afinal a edição ocorre diretamente na lista do programa. Reproduza o vídeo dando um duplo-clique sobre ele. Quando você quiser separar o vídeo em duas partes, pause-o e clique na opção Dividir.

Assim como na linha do tempo, o vídeo ficará dividido em duas partes. Agora basta arrastar para a Linha do Tempo apenas a parte que você deseja.

Se você cometeu um engano ao usar a opção Dividir, é possível juntar novamente as partes selecionando-as, clicando com o botão direito e escolhendo a opção Combinar.

Como foi possível perceber, o Windows Movie Maker é mais útil e simples do que parece, até mesmo oferecendo várias maneiras diferentes para executar uma função básica. Usar esse programa é uma boa maneira para aprender conceitos básicos de edição de vídeo e ainda "quebrar alguns galhos". Aproveite e confira em breve mais artigos sobre o programa. Até a próxima.

Cristian.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Desistaladores de Programas

Como desinstalar programas manualmentePor Pablo de Assis,segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aprenda como remover de seu computador programas que não vêm com desinstalador incluído.
Quem frequenta o Baixaki está acostumado a instalar vários programas diferentes. Mas, muitas vezes, usamos o programa e não o queremos mais no computador, pelo motivo que for. A maioria vem um com desinstalador próprio ou pode ser desinstalado pelo “Adicionar/Remover Programas” do Windows.

Porém, alguns deles não trazem esse recurso, por algum motivo ainda desconhecido por nós. Mas, o que é conhecido é a forma como podemos desinstalá-los sem problemas e aqui vão os passos para isso.

Procure o Desinstalador

Muitas vezes o programa não está listado no Adicionar/Remover Programas, mas tem um desinstalador, ou não tem um desinstalador e está listado no Adicionar/Remover Programas. Então, antes de entrar em pânico, verifique ambos. O “Adicionar/Remover Programas” no Windows pode ser encontrado no Painel de Controle. Basta abrir e procurar o programa. Caso esteja lá, é só clicar em “desinstalar” e seguir as instruções.

Os desinstaladores dos programas geralmente se encontram na mesma pasta que está o arquivo executável. Caso exista uma pasta no menu Iniciar do programa, verifique se ele está lá. Caso esteja, selecione ele e siga as instruções. Caso não esteja, encontre o link do programa, clique com o botão direito e escolha “Propriedades” e lá encontre o caminho. Vá até esse caminho no Windows Explorer e na pasta principal procure por algo como “Uninstall”. Se encontrar, execute e siga as instruções. Se não encontrar, vá para o próximo passo.

Instale programas para desinstalar programas

Por mais paradoxal que possa parecer, uma alternativa muito prática é instalar programas para desinstalar programas. Podemos listar aqui o Ashampoo Magical Uninstall, o Revo Uninstall e o Fine Uninstall. Eles têm instalação fácil e também possuem desistaladores, caso não queiram mais usá-los.

Desinstalação Manual

Se nada disso adiantar, você pode tentar uma desinstalação manual. É só acompanhar os passos a seguir e você será capaz de apagar definitivamente qualquer programa de seu computador.

1) Faça Backup do registro – Antes de tentar qualquer modificação no computador, faça o backup do registro. Assim, caso você por acidente delete alguma informação que não deveria, você pode recuperá-la. Para saber como fazer isso, leia estes artigos:

•Criando um ponto de restauro no Windows XP

•Criando um ponto de restauro no Windows Vista
2) Localize o caminho e o nome do arquivo – Faça isso clicando com o botão direito sobre o ícone do programa e escolhendo “Propriedades”. O caminho do arquivo deve aparecer em “Destino” ou "Iniciar em". Deixe a janela de Propriedades aberta, pois você irá precisar dessa informação em todos os passos.

3) Limpe a inicialização – No Windows XP, vá ao menu Iniciar e Executar. Nos Windows Vista, basta digitar na parte inferior do menu Iniciar. Digite e procure por msconfig. Abra a aba “Inicialização” ou “Inicialização de Programas”. Procure por qualquer opção que contenha o nome do programa ou caminho do arquivo executável que se encontra na janela Propriedades que você abriu anteriormente. Mas, antes de desmarcar a opção, tenha certeza que o caminho esteja completo, pois você não vai querer desmarcar todos os programas da pasta C:/Arquivos de Programas/, por exemplo. Caso, ao fechar o msconfig, seja pedido para reiniciar o computador, faça isso e continue com o próximo passo.


4) Apague a pasta do programa – Agora, abra o Windows Explorer e encontre a pasta que contém o arquivo executável do programa que você quer desinstalar. Apague todos os arquivos e subpastas dentro dessa pasta, inclusive o executável do programa. Depois, suba um nível até o diretório que contém essa pasta e apague-a, agora ela deve estar vazia.

5) Limpe o registro – Pode ser que ao instalar o programa, ele tenha incluído alguma informação no registro. Para limpar, use um programa de limpeza de registro, como o CCleaner (http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm) que faz o trabalho sujo de remover essas entradas sem oferecer riscos a seu computador. Ele também vai remover qualquer outra entrada inútil, deixando-o mais leve.



6) Apague o atalho – Finalmente, feche a janela de Preferência do programa que você queria deletar. Depois apague os links e ícones desse programa. Eles podem estar na área de trabalho, na pasta “Meus Programas” ou “Todos os Programas” do menu Iniciar e da barra de inicialização rápida. Lembre-se também de esvaziar a lixeira.

Pronto! Se você seguiu esses passos, você deverá ter removido por completo o programa, sem maiores problemas e com segurança total. Essas dicas foram úteis a você? Conte-nos sua experiência!

Cristian.